quarta-feira, 29 de julho de 2015

Closer look:Digimon World Re:Digitize

Desenvolvedor: Tri-Crescendo

Digimon World Re:Digitize é o título que marca o retorno de Digimon para as consolas Sony e marca também os 15 anos da série.


O jovem de 16 anos, Taiga, é transportado para o “mundo digital”o mundo do jogo online que ele jogava.
Com Taiga vai o seu melhor amigo, Nicolai Petrov, e uma rapariga sua amiga que tinha conhecido na comunidade online, Akiho Rindo. Todos eles vão parar aquele mundo após terem recebido um estranho email.
Isto acontece porque no futuro em que as personagens se encontram apenas as comunicações efectuadas pelas GIGO Network funcionam, estando também o MMORPG “Digital Monsters” ligado à mesma rede.(explicação fornecida pela Digimon Wiki)

Os jovens escolhidos deste jogo têm como objectivo ajudar o ancião da aldeia “Jijimon” a reconstruir a cidade e para isso têm de encontrar os digimon que fugiram para a ilha do ficheiro, ao mesmo tempo, investigam o mistério da ilha e a onda de digimons infectados por um vírus, tentam encontrar o pai desaparecido de Nicolai que poderá estar naquele mundo, tentam perceber a ligação entre os dois universos e o porquê de estarem ali e tentam ainda arranjar maneira de voltar ao seu mundo.

A jogabilidade é muito semelhante ao Digimon World 1 para a Playtation. Crias, treinas, cuidas e quando digo cuidas também quero dizer que vais ter de o levar à casa de banho todas as vezes que ele quiser. (Algo presente no Digimon World 1 e mesmo agora não tem piada nem traz nada de interessante ao jogo.) Existem 74 Digimon "jogáveis" no entanto só podes ter um como parceiro.

O sistema de batalhas é igual a de Digimon World 1, tens a opção de utilizar itens, mandar o teu parceiro atacar de forma moderada ou de all-in, de o mandar defender-se, distanciar-se do oponente, usar uma digi-memory*, uma habilidade especial*, fugir ou deixa-lo decidir sozinho. (Nada de muito emocionante.)

A importância do treino é gigantesca porque o teu parceiro tem uma life-span*, treinar também vai decidir a evolução do teu digimon assim como a sua felicidade e peso. Se o teu parceiro atingir “500” em inteligência, tu podes decidir os ataques que ele vai usar em batalha. (Porque ter essa opção logo no início do jogo é uma péssima ideia, certo?)

O que posso destacar do jogo são os gráficos. Os gráficos são bastante atraentes, cheios de cor, detalhados dando a sensação de textura e os modelos 3D são os melhores que a PSP consegue processar (A qualidade das figuras 3D são comparáveis aos de Monster Hunter) .

Mas os gráficos não salvam. O life-span, o limitado número de digimons, o sistema de batalha até aos 500 de inteligência (que demora muito a atingir) e a não inclusão dos digi-ovos impedem que Digimon World Re:Digitize seja um bom jogo.

Passamos tempos e tempos a tentar perceber o que fazer no jogo, a andar pelo mapa sem saber para onde ir, a treinar o Digimon e, de repente, o nosso Digimon morre porque o Life-Span existe.
Para mim é sem dúvida um jogo medíocre, entendo o porque de ele nunca ter chegado ao Ocidente. A menos que sejamos "asiáticos", não vamos estar horas e horas a tentar perceber o que é suposto fazer.


*Digi-Memory: São itens que podem ser obtidos e utilizados em batalha como uma ajuda. Limitados a 5 utilizações cada, a forma mais fácil de obter uma Digi-Memory é pela morte do teu parceiro.
*Habilidade especial: Quando o teu parceiro é atacado várias vezes, uma barra lateral enche-se, quando cheia esta pode ser utilizada pelo jogador.
*Life-Span: O life-span é variável com os erros nos treinos, felicidade e pela forma como cuidas dele. O "tempo de vida" aumenta quando os digimon evoluem. Mas evoluir o Digimon também não é algo fácil.

Texto por: Digiking


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